AromasDani

AromasDani

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Aromaterapia - Minha coleção de óleos essenciais

Em 2009 decidi fazer um curso introdutório de Aromaterapia e desde então tenho buscado me especializar sobre as aplicações dos Óleos Essenciais no dia-a-dia.

Mas independentemente dos cursos e livros especializados sobre o assunto, a melhor forma de conhecer os benefícios dessas substâncias é experimentar. Segue abaixo a relação de todos os óleos essenciais que adquiri nos últimos anos. Posteriormente, farei postagens específicas daqueles que considero favoritos, detalhando melhor minha experiência com eles:






Óleo Essencial de Alecrim - Rosmarinus officinalis

Informação:
Estimulante, antidepressivo, respiratório, clareador/tônico mental, desintoxicação corporal e pele oleosa.

Texto:
Muito popular na aromaterapia por reviver, aquecer, estimular e restaurar o corpo. Excelente para refrescar músculos, pés e mentes cansados. Favorece a concentração e é indicado para ser usado em alongamentos, visando manter a elasticidade. O alecrim é considerado como uma planta sagrada, que sempre foi muito usada na magia, medicina e culinária das mais antigas civilizações. O óleo é extraído das folhas do arbusto perene.

Óleo Essencial de Anis - Illicium verum

Informação:
Estimulante, afrodisíaco, respiratório, estética facial, estética corporal, desintoxicação corporal e pele oleosa.

Texto:
Há muito tempo já é utilizado como auxiliar digestivo e desodorante. Original da região  costeira da Ásia Menor. ótimo para compressas de cólicas menstruais, inibição  do apetite e dores abdominais. Acalma palpitações, problemas respiratórios e asma. útil contra frigidez e impotência. Limpa profundamente a pele, abre os poros contribuindo assim para uma assepsia completa e eliminação  dos microorganismos.


Óleo Essencial de Bergamota - Citrus bergamia

Informação:
Insônia, calmante, antidepressivo; respiratório, emagrecimento, estética facial, estética corporal, desintoxicação corporal e pele oleosa.

Texto:
Combate a depressão, estresse, tensão, medo, histeria, infecção do trato urinário, anorexia, psoríases, acne, eczema, crises emocionais, insônia, cistites, halitose e coceiras. Ajuda a eliminação  de celulite e auxilia na quebra de depósitos linfáticos. Protege a pele contra rachaduras e fissuras. Reduz inflamações e aumenta o bom humor. A bergamota é cultivada na Itália (em Reggio di Calábria), Costa do Marfim, Marrocos, TunÍsia e Argélia.



Óleo Essencial de Cedro - Cedrus atlantica

Informação:
Insônia, calmante, respiratório, rejuvenescedor, estética facial, estética corporal, hidratação e pele oleosa.

Texto:
Os índios norte-americanos o usavam como remédio e em queimas de purificação . Ele ainda é usado através de incenso em meditações nos tradicionais templos tibetanos. Favorece o crescimento capilar, regenera células, estimula a circulação  e o rejuvenescimento. Excelente sedativo do Sistema Nervoso Central (S.N.C.), revitalizante, estimulante geral para falta de energia e astenia.



Óleo Essencial de Cipreste - Cupressus sempervirens

Informação:
Calmante, estimulante, respiratório, clareador/tônico mental, estética corporal, desintoxicação corporal e pele oleosa.

Texto:
Excelente para circulação , varizes, hemorróidas, problemas de menopausa/menstruação  e alguns problemas respiratórios. Restaurador do S.N.C. (Sistema Nervoso Central). Original do sudeste da Europa e da Ásia Menor acredita-se que a árvore deu nome à ilha de Chipre, como também foi usada para fazer a cruz de Jesus.



Óleo Essencial de Citronela - Cymbopogon nardus

Informação:
Estimulante, respiratório, clareador/tônico mental, repelente, desintoxicação corporal e pele oleosa.

Texto:
A citronela, que é uma erva tropical, cresce junto ao mar e suas melhores variedades vêm do Sri Lanka, Java, Indonésia e das Ilhas Seychelles. Em aromaterapia, o óleo essencial de citronela é eficaz para problemas reumáticos, entorses e dores musculares. Além de ser anti-séptico, germicida, antiespamódico, fungicida, condicionador cutâneo, antiinflamatório, antidepressivo, tônico e emenagogo. Ele é potente contra insetos e ajuda eliminar as pulgas que se instalam nos pelos dos animais.


Óleo Essencial de Cravo - Eugenia caryophyllus

Informação:
Estimulante, afrodisíaco, respiratório; estética corporal, desintoxicação corporal e pele oleosa.

Texto:
É um excelente tônico aromático e afrodisíaco. O cravo também auxilia no combate da impotência. é anti-séptico, estimulante, antinevralgico e cicatrizante. O óleo é extraído dos botões, das flores e das folhas.



Óleo Essencial de Eucalipto globulus - Eucalyptus globulus

Informação:
Estimulante, respiratório, clareador/tônico mental e desintoxicação corporal.

Texto:
Combate exaustão  mental, evita sonolência, baixa febre por seu constituinte cineol (usar em compressas frias). Os aborígenes australianos cobriam feridas com folhas de eucalipto para apressar a cura devido às suas propriedades antiinflamatórias e analgésicas.



Óleo Essencial de Gengibre - Zingiber officinale

Informação:
Estimulante, afrodisíaco, emagrecimento, respiratório, clareador/tônico mental e desintoxicação corporal.

Texto:
Ótimo afrodisíaco, fortificante, anti-térmico, expectorante, carminativo e tônico. Utilizado em vaporizações é um excelente coadjuvante para limpeza profunda da pele. é muito usado na medicina Ayurvédica, na Índia.



Óleo Essencial de Gerânio - Pelargonium graveolens

Informação:
Calmante, afrodisíaco, antidepressivo, rejuvenescedor, clareador/tônico mental, estética facial, estética corporal, desintoxicação corporal, pele seca, pele madura e pele oleosa.

Texto:
Ele equilibra as emoções, combate a candidíase e inflamações nos seios. Melhora a oscilação  de humor causada pela TPM e pela menopausa, usado em conjunto com a sálvia esclaréia.



Óleo Essencial de Grapefruit - Citrus grandis

Informação:
Calmante, clareador/tônico mental, emagrecimento, estética facial, estética corporal, desintoxicação corporal e pele oleosa.

Texto:
Indicado em casos de TPM, jet lag (descompensação horária / fadiga de viagem) e exaustão  nervosa. Contra retenção de líquidos, obesidade e celulite. É um tônico renal.



Óleo Essencial de Hortela do Brasil - Mentha arvensis

Informação:
Estimulante, respiratório, clareador/tônico mental, estética facial, estética corporal, desintoxicação corporal e pele oleosa.

Texto:
O óleo essencial é constituído por cerca de um terço de mentol, razão  pela qual tonifica, desanuvia a cabeça e a estimula. Acelera o metabolismo, revive, refresca e energiza. A Hortelã era muito usada como tônico e perfume pelos gregos antigos.



Óleo Essencial de Hortela pimenta - Mentha piperita

Informação:
Estimulante, respiratório, clareador/tônico mental, estética facial, estética corporal, desintoxicação corporal e pele oleosa.

Texto:
O óleo de hortelã pimenta restaura e revigora o corpo e a alma. Combate dor de cabeça, náusea e cansaço.



Óleo Essencial de Laranja - Citrus aurantium dulces

Informação:
Insônia, calmante, antidepressivo, estética corporal, desintoxicação corporal, pele normal e pele seca.

Texto:
É um tônico geral do corpo. Abaixa o colesterol e é encorajador de apetite. É um Ótimo calmante.




Óleo Essencial de Lavanda - Lavandula officinalis

Informação:
Insônia, calmante, antidepressivo, respiratório, rejuvenescedor, estética facial, estética corporal, hidratação, todos tipos de pele.

Texto:
Entre os antigos romanos, o purificador para banhos favorito era óleo de lavanda. Excelente para aliviar insônia, tensão, cansaço ou depressão, problemas de pele e odores. Por ser tão suave, pode ser aplicado sem diluição sobre queimaduras. Diminui cicatrizes e é ótimo para picadas de insetos.



Óleo Essencial de Lemongrass - Cymbopogon schoenanthus

Informação:
Insônia, calmante, antidepressivo, clareador/tônico mental, estética facial, estética corporal, hidratação e pele oleosa.

Texto:
O óleo essencial de lemongrass tem aroma semelhante ao de limão e ao de erva cidreira. Estudos relevam que os aldeídos do óleo essencial de lemongrass são sedativos. Ele também ideal para tratamentos de pele, como acne, furúnculos e pé-de-atleta.



Óleo Essencial de Limão Siciliano - Citrus medica limonun

Informação:
Insônia, calmante, estimulante, antidepressivo, respiratório, clareador/tônico mental, estética corporal, desintoxicação corporal e pele oleosa.

Texto:
O óleo essencial de limão tem aroma fresco e cítrico. Ideal para tratar celulite, pele, acne e mãos manchadas. é um excelente tônico geral. Tonifica unhas e cutículas. Atualmente, é utilizado em larga escala para curar garganta inflamada e resfriados.



Óleo Essencial de Limão Tahiti - Citrus aurantifolia swingle

Informação:
Insônia, calmante, estimulante, antidepressivo, respiratório, clareador/tônico mental, estética corporal, desintoxicação corporal e pele oleosa.

Texto:
O óleo essencial de limão tem aroma fresco e cítrico. Ideal para tratar celulite, pele, acne e mãos manchadas. é um excelente tônico geral. Tonifica unhas e cutículas. Atualmente, é utilizado em larga escala para curar garganta inflamada e resfriados.



Óleo Essencial de Litsea cubeba - Litsea cubeba

Informação:
Insônia, afrodisíaco, estimulante, antidepressivo, respiratório, estética corporal, desintoxicação corporal, hidratação e pele oleosa.

Texto:
Essa famosa árvore de origem oriental se tornou conhecida recentemente no mundo ocidental. Além de ser usado como agente aromatizante na culinária chinesa, também era usado no tratamento de tumores cancerígenos, pois acredita-se que tinha uma propriedade carcinostática.



Óleo Essencial de Manjerona - Origanum marjorama

Informação:
Insônia, calmante, respiratório, estética corporal, desintoxicação corporal e pele seca.

Texto:
O óleo essencial de manjerona tem um odor picante e apimentado. Ótimo para casos graves de insônia. Excelente relaxante muscular.



Óleo Essencial de Olíbano - Boswellia thurifera

Informação:
Insônia, estimulante, antidepressivo, respiratório, rejuvenescedor, clareador/tônico mental, estética facial, estética corporal, hidratação e pele madura.

Texto:
O óleo essencial de olíbano tem um aroma quente, com traços de limão, madeira e cânfora. Combate doenças ou problemas de pele, escaras, rugas, lepra e asma. Alivia estado de espíritos negativos e distúrbios de autoconfiança.


Óleo Essencial de Palmarosa - Cymbopogon martini

Informação:
Calmante, estimulante, clareador/tônico mental, estética facial, estética corporal, desintoxicação corporal, hidratação, pele seca e pele madura.

Texto:
É um excelente citofilático (regenerador de tecidos) e hidratante para tratamento de pele, mãos, pés, rosto e lábios. Ideal como tônico uterino e para tratamentos de tiróide (hipotiroidismo).


Óleo Essencial de Patchouli - Pogostemon patchouli

Informação:
Calmante, estimulante, afrodisíaco, antidepressivo, rejuvenescedor, estética facial, estética corporal, desintoxicação corporal,  hidratação e pele oleosa.

Texto:
O óleo essencial de Patchouli tem um aroma doce de terra e madeira -conjuntamente. Pungente e persistente, ele tanto pode ser estimulante, quando usado em pequenas quantidades, quanto sedativo, se usado mais generosamente.



Óleo Essencial de Pau Rosa - Aniba rosaeodora

Informação:
Insônia, calmante, afrodisíaco, antidepressivo,  rejuvenescedor, estética facial, estética corporal, hidratação, pele seca e pele madura.

Texto:
O óleo essencial tem cheiro doce, floral e amadeirado.É considerado uma das matérias-primas do perfume Chanel n° 5 e de vários perfumes europeus e americanos.1 Clareia a mente e é excelente para o sistema imunológico. Útil para problemas de pele seca, madura, sensível, inflamada, com cicatrizes, acnes ou rugas.



Óleo Essencial de Petitgrain - Citrus aurantium

Informação:
Insônia, calmante, estimulante, antidepressivo, clareador/tônico mental, estética corporal e pele oleosa.

Texto:
O óleo essencial de Petitgrain tem um penetrante cheiro de laranja. Ele combina propriedades tanto relaxantes como estimulantes. Eficaz contra dores estomacais e contrações musculares, convalescença, exaustão nervosa, física e mental.



Óleo Essencial de Pinho - Pinus sylvestris

Informação:
Estimulante, respiratório e clareador/tônico mental.

Texto:
Combate exaustão nervosa e neuralgia. Atua sobre problemas respiratórios e musculares.



Óleo Essencial de Sálvia - Sálvia sclarea

Informação:
Calmante, afrodisíaco, antidepressivo, respiratório, clareador/tônico mental, estética facial, estética corporal, pele normal e pele oleosa.

Texto:
O óleo essencial tem um aroma ativo. Ele é calmante, relaxante muscular, condicionador cutâneo e um potente sedativo.



Óleo Essencial de Tea Tree - Melaleuca alternifólia

Informação:
Respiratório, estimulante, estética corporal, desintoxicação corporal e pele oleosa.

Texto:
Atua sobre brotoejas, picadas de insetos, micoses, dermatites, aftas, 'sapinhos', piolhos, furúnculos, sarna, dores de garganta, abscessos, acne e pé-de-atleta.



Óleo Essencial de Tomilho - Thymus vulgaris

Informação:
Estimulante, respiratório, clareador/tônico mental, estética corporal e desintoxicação corporal.

Texto:
Seu aroma é penetrante, por isso, ele é muito usado em problemas respiratórios, bronquites, asma e dores de garganta. É um bom estimulante, expectorante e repelente de insetos.



Óleo Essencial de Ylang Ylang - Cananga odorata


Informação:
Calmante, afrodisíaco, antidepressivo, respiratório, estética facial e pele oleosa.

Texto:
O nome desta “flor das flores” deriva da palavra alang-ilang, do idioma malaio, que significa a maneira como as flores pendem da árvore. A árvore é considerada “ uma coroa no Oriente” e também é conhecida como “árvore do perfume”.





Bom pessoal, esses são os óleos essenciais da minha coleção. Fui adquirindo aos poucos nesses últimos 4 anos e ainda estou fazendo meus experimentos.

É importante destacar que mesmo sendo substâncias 100% naturais, devemos ter muito cuidado em manipular os óleos essenciais.

Para aplicá-los na pele, devemos diluí-los antes em uma base vegetal (qualquer óleo 100% vegetal, creme com base vegetal neutra, gel de aloe vera ou argilas). Os únicos óleos essenciais que podemos aplicar diretamente na pele são o de LAVANDA e TEA TREE (todos os demais precisam ser diluídos em uma base vegetal antes da aplicação).




Outra opção interessante são os escalda pés. Misture algumas gotas de óleo essencial com uma colher de leite em pó e dissolva em uma bacia com água quentinha (o leite permitirá que o óleo essencial se misture com a água e promova o tratamento). Aproveite para relaxar, ler uma revista e ouvir uma música.





Agora a forma que julgo mais prática de utilizar os óleos essenciais é realmente aromatizando o ambiente. Basta pingar algumas gotas do seu óleo essencial favorito em um aromatizador plug, ligar na tomada e pronto. Relaxe e usufrua dos benefícios da Aromaterapia.

Brevemente farei postagens específicas sobre meus óleos essenciais favoritos e darei algumas receitinhas para que vocês possam testar também, OK?


Um grande beijo, fiquem com Deus e animem-se, pois a semana vai passar rapidinho.

Um cheiro pra vocês!




















4 comentários:

  1. Gostaria de saber onde adquirir oleo essencial 100% a bom preço e de qualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Minha recomendação é a linha da By Sâmia. Para maiores informações acesse o site www.bysamia.com.br

      Excluir
  2. OBRIGADO pelo blog - Muito interressante!!

    ResponderExcluir
  3. show muito Bom parabéns excelente trabalho ótimas

    ResponderExcluir