AromasDani

AromasDani

domingo, 21 de abril de 2013

Yoga e Aromaterapia - Reencontro com as próprias emoções

No final de 2008, vivia em um ritmo de vida muito atribulado, com muitas preocupações e deixei a saúde em segundo plano. O corpo falava pela mente e o resultado foi o surgimento de algumas indisposições que refletiram na minha sáude. Alterações no hormônio da tireóide e perda parcial da audição foi algumas delas. Sempre tive consciência de que algumas doenças são desencadeadas por problemas emocionais e, desta forma, percebi rapidamente que existia algo errado comigo. Certamente precisaria me despertar para algo paralelo à minha atividade profissional que me proporcionasse prazer e um reencontro comigo mesma.

Comecei então com Yoga uma vez por semana. Foi o passo inicial para perceber que eu precisava de um momento só meu. O corpo que há muito tempo não desenvolvia atividade, ganhou um pouco mais de flexibilidade e disposição. Porém a minha principal dificuldade era controlar a respiração. Devido ao alto nível de ansiedade, era bastante complicado soltar o ar com leveza. Meu namorado, que já praticava Yoga há muitos anos me ajudou e me incentivava. Aprendi muito com a Yoga e, apesar de hoje em dia ter trocado por outras atividades, tenho consciência de que me ajudou muito a me recuperar.


Além da Yoga, decidi retomar o contato com a AROMATERAPIA. Comentei no post anterior que conheci  o assunto através de uma palestra no Curso de Podologia em 2003 e guardei comigo aquela curiosidade sobre o poder dos óleos essenciais. No início de 2009, decidi então me inscrever em um curso Introdutório de Aromaterapia (Básico I).



Quando cheguei no local, o ambiente maravilhosamente aromatizado, já inspirava bem estar. Várias pessoas das mais diversas áreas estavam presentes: médicos, fisioterapeutas, esteticistas, profissionais do ramo de hotelaria, psicólogos, etc.O curso foi das 09:00 às 17:30 hrs, mas muito prazeroso e no final a sensação foi de uma verdadeira terapia em grupo. A partir daí, nunca mais abandonei a aromaterapia.





Minha coleção de óleos essenciais




Essa caixinha menor eu levo aqueles que estou utilizando com mais frequência no momento



Iniciei minha coleção de óleos essenciais, os quais utilizo de diversas formas:

- Aromatização da minha casa, do meu carro e do meu local de trabalho
- Aplicação em banhos, escalda pés e também no corpo (utilizando como carreadores, cremes ou óleos de bases vegetais)
- Auxiliar na limpeza dos ambientes (cozinha, banheiro, consultórios, etc)
- Ingrediente na produção de sabonetes artesanais (sim, acabei descobrindo que poderemos incorporá-los em sabonetes artesanais de base vegetal e ficam m a r a v i l h o s o s)
- Até meu cãozinho não escapa: para prevenir pulgas e carrapatos, aplico óleo essencial de Tea Tree no alto da nuca dele


Depois do curso introdutório, fiz mais 3 cursos de especialização. Ainda existe muito a aprender sobre o assunto, mas o pouco que já conheci sobre a AROMATERAPIA fez descobrir um universo de infinitas possibilidades. Parece que a gente acaba conhecendo o nosso lado "Alquimista" e permite que essas substâncias naturais nos ajudem a descobrir a riqueza de simplesmente "SER" e "VIVER".

Seguem abaixo algumas dicas de leituras sobre YOGA e AROMATERAPIA:


O livro explica por que Yoga não é uma simples ginástica, 
nem uma instituição religiosa, uma seita nova ou uma nova curtição esportiva. 
É um auto-treinamento integral, uma nova medicina de eficiência surpreendente.








Neste livro, Sâmia Maluf aborda de uma maneira prática e rápida os conceitos da aromaterapia.
Descubra como montar suas sinergias de acordo com cada propriedade terapêutica dos óleos essenciais.


CURSOS DE AROMATERAPIA
http://www.bysamia.com.br/agenda-cursos
Tel: (11) 3868-4485 / 3676-1543.



Brevemente listarei todos os itens da minha coleção de aromaterapia e desenvolverei postagens dos óleos mais essenciais no meu dia a dia.


Uma ótima semana a todos, muita paz, fiquem com Deus e 

Um cheiro pra vocês!





Nenhum comentário:

Postar um comentário