AromasDani

AromasDani

quinta-feira, 18 de abril de 2013

A descoberta da AROMATERAPIA - Bem estar em gotas


Era setembro de 2003 e eu estava no segundo semestre do CURSO TÉCNICO DE PODOLOGIA.

A instituição onde eu estudava (SENAC VILA PRUDENTE) promoveu um SEMINÁRIO onde alguns palestrantes abordavam temas relacionados aos pés e seus anexos (unhas).


Entre os assuntos abordados, a programação contava com a palestra de uma profissional Aromaterapeuta, que falaria sobre a aplicação de alguns óleos essenciais como auxiliares no tratamento de algumas doenças dos pés e também no procedimento podológico. A sala estava lotada e notava-se grande curiosidade por parte dos inscritos.

De repente chega uma mulher alta, loira, muito bonita e sorridente com uma caixinha de madeira nas mãos. Muito animadamente ela começa a falar sobre os óleos essenciais, com grande carinho e intimidade.
O nome dela era SAMIA MALUF.


Comentou que os óleos essenciais eram substâncias 100% naturais, extraídas das folhas, raízes, cascas, etc e que poderiam nos auxiliar nas doenças físicas e emocionais. Destacou que os óleos tinham esse poder curativo por serem substâncias naturais e que nunca poderiam ser comparados às essências sintéticas vendidas em farmácias, perfumarias, etc.


Minha curiosidade foi aumentando. O foco principal da palestra foi o óleo essencial de TEA TREE, de origem Australiana, o qual apresentava grande eficiência no tratamento das micoses de unha. Mas no decorrer da apresentação a SAMIA também nos mostrou outros itens:


- Óleo essencial de CRAVO: altamente anti-séptico, perfeito para incorporar na loção de limpeza, ou no óleo vegetal para finalização das unhas (mais tarde eu acabei descobrindo sua eficiência em dizimar aquelas formigas pequeninas que rondam nossa cozinha)

- Óleo essencial de LAVANDA: calmante, assim como o TEA TREE pode ser utilizado diretamente na pele e é muito eficiente no tratamento das dermatites e irritações dermatológicas (mais tarde descobri o quanto ajuda a cicatrizar as pequenas queimaduras domésticas).



E o fantástico óleo essencial de HORTELÃ PIMENTA:  ela delicadamente pingou uma gota na mão de cada participante do seminário, recomendou que esfregássemos e em seguida inalássemos o refrescante aroma. Se alguém ali estava um pouco gripado ou com as vias respiratórias congestionadas, com certeza sentiu o ar entrar livremente. Impressionante como esse óleo é descongestionante.


Ao término da apresentação, senti que o mundo dos aromas era muito maior do que eu imaginava. Sabia que ali as possibilidades eram infinitas e que não envolviam só um cheiro bom, mas sim os benefícios que poderiam trazer.

Logo que concluí o curso de Podologia, o primeiro óleo essencial que eu comprei foi o TEA TREE. Levei para meu consultório e deixei ali para a oportunidade de testá-lo. Recebi a visita de uma cliente que apresentava alterações nas unhas e já havia passado por tratamento com vários dermatologistas. Emprestei o TEA TREE e pedi para que fizesse uma experiência.. Três meses depois a unha dessa senhora estava absolutamente normal e curada.

Por alguns anos, devido a algumas circunstâncias me afastei da podologia e também da minha curiosidade
pelos óleos essenciais. Porém, há 4 anos atrás, essa paixão foi redescoberta e hoje faço uso da aromaterapia no meu dia a dia.

Agradeço muito à SAMIA MALUF que me inspirou a conhecer mais a respeito da AROMATERAPIA e também à Tyana, uma fofura de pessoa, que me incentivou e orientou muito.


No próximo post explicarei como foi meu reencontro com a Aromaterapia e os benefícios que encontrei nesse tratamento.



Amanhã é sexta-feira, portanto animem-se!

Um excelente término de semana a todos, fiquem com Deus e

um cheiro pra vocês!








Nenhum comentário:

Postar um comentário