"...Assim como os três reis magos que seguiram a estrela guia
A bandeira segue em frente atrás de melhores dias
No estandarte vai escrito que ele voltará de novo
E o Rei será bendito, ele nascerá do povo..."
Trecho da música Bandeira do Divino de Ivan Lins
Foto: Praia do Anil, Angra dos Reis - Rj
Últimos dias do ano. Correria, trânsito, lojas lotadas, prazos se encerrando, irritação... Na agitação do dia e na preocupação de cumprir todos os compromissos a tempo, vamos nos distanciando do real propósito do Natal. Aliás o que é mesmo o Natal? O que comemoramos? Porque trocamos presentes?
Nunca é tarde para lembrar que ele, o aniversariante mais importante e que simboliza toda essa época, nasceu com o objetivo de trazer paz e amor a todos os povos.
Há mais de dois mil anos atrás uma estrela brilhou no céu .
"Belchior, Baltazar e Gaspar, talvez fossem astrólogos ou astrônomos, pois, segundo consta, viram essa estrela e foram, por isso, até a região onde nascera Jesus".
"A estrela, conta o evangelho, os precedia e parou por sobre onde estava o menino Jesus. "E vendo a estrela, alegraram-se eles com grande e intenso júbilo" (Mateus 2:10). "Os Magos ofereceram três presentes ao menino Jesus: ouro, incenso e mirra, cujo significado e simbolismo espiritual é, juntamente com a própria visitação dos magos, ser um resumo do evangelho e da fé cristã, embora existam outras especulações respeito do significado das dádivas dadas por eles. O ouro pode representar a realeza (além providência divina para sua futura fuga ao Egito, quando Herodes mandaria matar todos os meninos até dois anos de idade de Belém). O incenso pode representar a fé, pois o incenso é usado nos templos para simbolizar a oração que chega a Deus assim como a fumaça sobe ao céu (Salmos 141:2). A mirra, resina antiséptica usada em embalsamamentos desde o Egito antigo, nos remete ao gênero da morte de Jesus, o martírio, sendo que um composto de mirra e aloés foi usado no embalsamamento de Jesus (João 19:39-40), sendo que estudos no Sudário de Turim encontraram estes produtos"
Fonte: Wikipedia
Imagem: Adoração dos Magos, de Bartolomé Esteban Murillo.
Planta/Parte: árvore/casca
Nome latino: Boswellia carteri
AROMA: amadeirado, provocante e picante, com um toque de limão.
CARACTERÍSTICAS: árvore nativa do Oriente Médio, especialmente da China, da Etiópia, do Irã e do Líbano. São feitas incisões na casca da árvore, de onde escoam gotas de resina amarela da qual é destilado o óleo.
HISTÓRIA E MITO: o termo olíbano provavelmente significa óleo do Líbano. O olíbano era queimado nos altares do Egito como oferenda aos deuses e era usado como um recurso facilitador da meditação, uma tradição que ainda é mantida em algumas religiões. Também era usado para fumigar o enfermo com o objetivo de expulsar os maus espíritos. Os egípcios normalmente o incorporavam à canela para aliviar as dores nos membros. Na verdade, os hebreus e os egípcios gastavam uma fortuna com a importação do olíbano dos fenícios. Naquele tempo, o valor desse óleo era tão elevado (comparável ao do ouro) que ele foi oferecido pelos Três Reis Magos ao menino Jesus . Os egípcios empregavam-no na fabricação de máscaras cosméticas de rejuvenescimento e, em forma de pó e cinza, o incenso era o principal componente do tradicional Kohl Negro que as mulheres egípcias usavam como maquiagem. Os chineses o consideravam útil no tratamento da escrófula, a tuberculose das glândulas linfáticas. Hoje o olíbano é empregado como fixador em perfumes.
Informação:Insônia; estimulante; antidepressivo; respiratório; rejuvenescedor; clareador/tônico mental
O óleo essencial de olíbano tem um aroma quente, com traços de limão, madeira e cânfora. Combate doenças ou problemas de pele, escaras, rugas e asma. Alivia estado de espíritos negativos e distúrbios de autoconfiança.
Combinações para aromaterapia:Sândalo, gerânio, bergamota, manjericão, cedro, camomila, canela, sálvia, coriandro, gengibre, lavanda, mandarina e rosa.
Porque vai gostar:É muito usado para a meditação, devido às propriedades psicoativas, além de ser excelente ansiolítico.
Fonte: www.bysamia.com.br
Nesse Natal, minha maior vontade era ficar em casa, longe de festas, longe de fogos e agitação. Na noite de Natal, usaria um pijama bem confortável, ouviria as músicas natalinas que sempre me emocionam e colocaria o óleo essencial de Olíbano no aromatizador elétrico. Em silêncio, entraria em contato com meu eu superior, agradeceria por mais um ano, cheio de dificuldades, de desafios, mas muito feliz por estar aqui, viva e saudável. Minha conexão seria com a simplicidade, com a humildade e com naturalidade, exemplos que ele nos deixou.
Obviamente que estarei comemorando com meus familiares, o clima será de confraternização, risadas. Mas antes de dormir, no final da noite, pelo menos vou reservar alguns minutinhos para meditar.
Desejo a todos vocês e seus familiares um Feliz Natal, repleto de paz, harmonia e esperança. Que o Menino Jesus esteja o tempo todo no nosso coração, resgatando o verdadeiro sentido dessa data tão importante, que certamente vai muito além da tradicional troca de presentes.
Um grande abraço e
Um cheiro sagrado pra vocês
Nenhum comentário:
Postar um comentário