AromasDani

AromasDani

sábado, 23 de março de 2013

Máquina do tempo: aromas da infância e adolescência

Não sei se vocês já perceberam, mas muitos cheiros nos remetem a lembranças. Em questões de segundos, você revive aquela experiência como se fosse uma verdadeira viagem ao tempo... Para mim isso é realmente fantástico e é por isso que me interesso tanto pelo mundo dos aromas.  Nessa primeira postagem, vou falar um pouco de como tudo começou. Ainda pequena os aromas me despertavam a atenção...  Guardo em minha memória muitos cheiros interessantes (alguns até bastante estranhos, rs) que marcaram minha infância.

O primeiro deles com certeza foi o leite materno. Mamei no peito até os 3 anos de idade (coitada da minha mãe) e até hoje lembro do cheiro do leite... Tinha um toque de baunilha. Anos e anos mais tarde, em um curso de Aromaterapia descobri que a baunilha é um dos aromas mais populares e de grande aceitação, justamente porque inconscientemente lembra o leite materno.


Eu mamando aos 2 anos de idade

Um pouco mais tarde, com 4 anos aproximadamente, costumava viajar para o interior de Minas Gerais para visitar os meus avós. Naquela região, muitos habitantes locais fumavam "cigarro de palha". Talvez para algumas pessoas o cheiro é irritante, mas para mim existia algo interessante naquele aroma. Mesmo tão pequena sabia que fumar era um hábito péssimo, especialmente porque não havia fumantes na minha família e todos em casa condenavam. Mas confesso que adorava sentir o cheiro do cigarro de palha daqueles velhinhos que ficavam ali sentados na porta de casa, depois de um dia de trabalho.

Eu com 4 anos no interior de Minas Gerais. 
Detalhe do olho machucado depois de um tombo
(eu era tão quietinha, rs)


Lembrança dos velhinhos fumando o cigarro de palha

Já com 10 a 11 anos,  o cheiro mais delicioso que me encantava era de um SHAMPOO que a minha irmã usava da L'ORÉAL que chamava  FLOREAL. Haviam várias versões e, se eu não estou enganada, eram Pêssego, Laranja, Cereja e Maçã Verde. Quando ela acabava de tomar banho ficava um cheiro no banheiro maravilhoso.  Ela escondia o shampoo dentro do guarda-roupa, pois com certeza não queria que acabasse rápido, rs. Quando ela estava trabalhando durante o dia, eu ia lá escondida e roubava um pouquinho o shampoo, usava só no final da lavagem para ficar com aquele cheirinho maravilhoso. É uma pena não existir mais. Nunca mais achei nada parecido.

Apesar da foto estar péssima, encontrei um anúncio antigo com as 4 versões


Foi com 13 anos que passei a me interessar mais pelos perfumes industrializados. Desde que me conheço por gente minha mãe é revendedora AVON, mas sinceramente nunca curti os perfumes dessa marca. Nessa fase de início da adolescência, minha mãe passou também a ser consultora da Natura.  E aí sim alguns perfumes marcaram essa fase, especialmente o MUSC - EAU DE L'ARC  e o TAROT (seguem algumas imagens abaixo):

Um outro perfume que conheci nessa fase foi o ACQUA FRESCA de O BOTICÁRIO. Todas as meninas na escola usavam esse perfume e eu usava o da minha irmã, rs.



Mas quando finalmente cheguei aos 15 anos, conheci o perfume que mais usei em toda a minha vida até hoje. Só para vocês terem uma idéia, independentemente dos perfumes que fui trocando ao longo da minha vida, sempre tenho esse perfume comigo. Ele me acompanhou durante muitos momentos e foi minha marca registrada por muito tempo: o GIOVANNA BABY (versão rosa). As primeiras versões eram bem mais sofisticadas: embalagem de vidro, com tampa de madeira, um visual bem retrô que encantava todas as adolescentes da época (infelizmente não encontrei fotos dessa embalagem linda). O aroma combinava cheirinho de bebê mas com um toque mais marcante.  Eu usava de dia, de noite, pra ir na escola, pra sair com as amigas, enfim foi realmente meu perfume até aproximadamente meus 18 anos.  

Anúncio em revista da marca em 1997



Alguns estojos acompanhavam esse 
bichinho de pelúcia muito fofo. 
Eu cheguei a ganhar do meu namorado 
(aliás estamos juntos até hoje) e
 durante anos ficou sobre minha cama.

Embalagem atual da linha



Depois disso muitos outros perfumes foram aparecendo e me conquistando. Nas próximas postagens, vou continuar falando de como foram surgindo na minha vida, as lembranças que provocam e quais adquiri ultimamente.

Agradeço a atenção de todos, espero que tenham curtido essa postagem e, por favor, comentem OK?


Um cheiro pra vocês!

66 comentários:

  1. Querida Irma
    O shampoo que eu usava era o de maca
    Vc desenterrou umas fotos e lembrancas - que legal e que orgulho - saudades - beijos mil (vc esqueceu de dizer que ateh hj eh a mais cheirozinha de casa)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rô, você é tão linda e tbem muito cheirosa! Aliás muitos perfumes eu conheci através de você. Te amo minha irmã! Fique com Deus e obrigada por tudo! Bjão.

      Excluir
    2. A Dani é sempre cheirosíssima!!!

      Excluir
    3. Ai Gra, vc é muito fofa! Te adoro!

      Excluir
    4. Minha adolescência também foi marcada pelo shampoo Floreal de pêssego!!!

      Excluir
    5. Nossa eu estava me lembrando desse shampoo da Loreal ele era maravilhoso até já não achei nenhum igual ele tbm me lembra muito minha adolescência, qdo fecho os olhos parece que sinto
      aquele cheiro gostoso que ficava nos cabelos.

      Excluir
  2. Nossa, esse Tarot eu lembro... E o Thaty.. Tb era das teenagers da minha época.... Dani, eu fazer 30 esse ano!!!!! =O

    ResponderExcluir
  3. 30 anos com carinha de quinze... Eeee beleza hein?
    E o cabelão? Liiindo como sempre? Continua deixando até a Gisele Bündchen com inveja? rs

    Nossa Gra, o THATY é maravilhoso. Ainda farei um post só dele e vou oferecer a você querida! Bjao, fique com Deus

    ResponderExcluir
  4. Dani esse post é daqueles que fazem a gente ficar com lagrimas nos olhos. Estou assim, olhos marejados.
    Ah, cheiros e reminiscências! Estou na cabeça com a frase do filme o carteiro e o poeta: "Por que o cheiro de barbearia me faz soluçar alto"?
    é por ai. Valeu pelas lembranças da linha l'arc en ciel...estou querendo lembrar qual minha mãe usava e se ainda há correspondente. Vou divulgar esse post. Coisa mais linda e não há do que essa fácil de vc sendo amamentada. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Cris. Que honra receber seu comentário nesse primeiro post. Os cheiros nos trazem essa sensação incontrolavel de reviver o passado, as pessoas, os momentos. Fiquei muito feliz que gostou! Muito obrigada e continue por perto, viu? Beijinhos.

      Excluir
  5. Nossa... Floreal de Cereja.... sensacionall!! a casa ficava toooda cheirosa! q pena ter acabado.........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida é uma pena. Hoje em dia não consigo encontrar shampoos que deixam o cabelo tão perfumado como esse. Era uma verdadeira terapia! Obrigada por comentar!

      Excluir
  6. Ahh eu comprava o shampoo...todos de frutas....saudades, muitas saudades...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Houve tanta evolução nos produtos de tratamento para os cabelos, mas confesso que nunca mais consegui encontrar um Shampoo tão perfumado como estes da linha Floreal. Muito obrigada por comentar

      Excluir
  7. eu também amava o shampoo de maça meu professor da quarta serie achava q eu comia maça na aula mas era meu cabelo q cheirava maça sempre procuro mas nunca acho nada parecido espero q um dia volte !

    ResponderExcluir
  8. eu também amava esse shampoo de maça meu professor da quarta serie dizia q eu comia maça na sala mas era meu cabelo q cheirava maça sempre procuro por semelhantes mas nunca encontro espero q volte um dia a produzir novamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Livia, rs. Como esse shampoo era cheiroso, né? Quando minha irmã usava a casa inteira ficava perfumada. Nunca mais encontrei um shampoo como esse. Beijos e obrigada por comentar.

      Excluir
  9. Esse perfume Larc en Ciel era da Natura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, era da Natura até o final dos anos 80. Depois foi descontinuada e substituída pela linha Aguas de Natura.

      Excluir
  10. Ola
    Faz anos que procurava alguma foto ou publicação com estes shampos, nossa quantas lembranças...será que não existe algum canal de comunicação com o fabricante para que ele faça uma produção limitada ou relance esse produto?
    Eu compraria uma caixa....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Olha eu já enviei um email para a Loreal comentando sobre minha vontade de ter novamente esses shampoos. Até hoje não recebi resposta. Provavelmente deve haver uma grande dificuldade em relançarem produtos que estejam fora da estratégia da matriz. Eu também compraria um grande estoque, especialmente o de maçã.

      Excluir
    2. Eu descobri um sabonete da marca Madressenza que lembra muito a fragrância do shampoo de cereja, é da linha Ágape. Estava na perfumaria qdo passei pelo corredor dos sabonetes e senti "aquele" cheirinhho que nunca mais encontrei em lugar nenhum.
      Gente!!!! Eu parecia um cão farejador procurando qual era o sabonete que tinha i cheiro da minha adolescência!!!! Experimentem!!!!
      A empresa é brasileira, trabalham na linha de sabonete, hidratantes, óleo corporal e aromatizadores de ambiente, mas infelizmente não fabricam shampoo e condicionador.
      Ahhh a marca lembra muuuuuuito o cheiro da linha Floreal. Bjssss e cheiros!!!!

      Excluir
    3. Meninas!!!! Procurem na cidade de vcs os sabonetes da marca Madressenza, em especial a linha Ágape e a Romã-Rubi. Eles lembram demais as fragrâncias da Floreal!!!!
      Eu estava na perfumaria qdo passei pelo corredor dos sabonetes e senti o cheiro do shampoo de cereja. Eu parecia um cão farejador procurando qual era o sabonete e achei. E acreditem...cheguei a lavar os cabelos com o sabonete e até que não ficou ruim kkkkk
      Infelizmente a marca não produz shampoo e condicionador, somente sabonetes, hidratantes, óleo corporal e aromatizadores de ambiente. O perfume fica no banheiro e quando saio do banho invade a casa.... Delícia.... Experimentem e depois me contém!!!!
      Ahhh sanagem da Loreal não ouvir as vozes das suas consumidoras!!!
      Bjsss e cheiros!!!

      Excluir
    4. Olá Claudine, que beleza de descoberta! Vou ver se acho produtos dessa marca. Obrigada por comentar!

      Excluir
    5. Meninas!!!! Procurem na cidade de vcs os sabonetes da marca Madressenza, em especial a linha Ágape e a Romã-Rubi. Eles lembram demais as fragrâncias da Floreal!!!!
      Eu estava na perfumaria qdo passei pelo corredor dos sabonetes e senti o cheiro do shampoo de cereja. Eu parecia um cão farejador procurando qual era o sabonete e achei. E acreditem...cheguei a lavar os cabelos com o sabonete e até que não ficou ruim kkkkk
      Infelizmente a marca não produz shampoo e condicionador, somente sabonetes, hidratantes, óleo corporal e aromatizadores de ambiente. O perfume fica no banheiro e quando saio do banho invade a casa.... Delícia.... Experimentem e depois me contém!!!!
      Ahhh sanagem da Loreal não ouvir as vozes das suas consumidoras!!!
      Bjsss e cheiros!!!

      Excluir
  11. Ah que legal!!! Falei desse shampoo esses dias com uma amiga!! Amava o de cereja!! Pensei em mandar e-mail para loreal para eles voltarem a fabricar... Melhores cheiros do mundo!!! Amo cheirinho deliciosos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Verônica, seja bem vinda! Essa linha da Loreal era maravilhosa. Seria tão bom se voltassem a fabricar. Beijinhos e obrigada por comentar!

      Excluir
  12. Oi eu amei esse perfume vivat ate hoje guardo o frasco pois esse perfume marcou muito minha adolescência vocês não conhecem nenhum que tem ao menos a fragrância parecida eu iria amar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Rosa, tudo bem? Qual perfume que você se refere? Seria o Tarot, o Acqua Fresca, o Giovanna Baby ou o Musc?

      Excluir
  13. Oi eu adorei ver esse perfume vivat que até hoje guardo o frasco esse perfume me faz lembrar tantas coisas boas vocês não conhecem algum perfume que lembre essa fragrância maravilhosa

    ResponderExcluir
  14. Oi eu amei esse perfume vivat ate hoje guardo o frasco pois esse perfume marcou muito minha adolescência vocês não conhecem nenhum que tem ao menos a fragrância parecida eu iria amar

    ResponderExcluir
  15. Oi eu amei esse perfume vivat ate hoje guardo o frasco pois esse perfume marcou muito minha adolescência vocês não conhecem nenhum que tem ao menos a fragrância parecida eu iria amar

    ResponderExcluir
  16. Oi dani você sabe qual e a fragancia do vivat eu queria um parecido porquê gosto de perfumes suaves

    ResponderExcluir
  17. Respostas
    1. É aquele que esta logo no inicio da reportagem acima do tarot.

      Excluir
    2. Ahh, aquele é o Musc. Na verdade ele foi substituído pelo Musc Sândalo. Da própria Natura. A Fragrância não é exatamente igual a essa versão vintage, mas faz a mesma referência. Já tem post do Musc Sândalo Águas de Natura aqui no blog. Basta clicar ao lado no Marcador Natura ou na busca como Musc Sândalo.

      Excluir
    3. Ahh, aquele é o Musc. Na verdade ele foi substituído pelo Musc Sândalo. Da própria Natura. A Fragrância não é exatamente igual a essa versão vintage, mas faz a mesma referência. Já tem post do Musc Sândalo Águas de Natura aqui no blog. Basta clicar ao lado no Marcador Natura ou na busca como Musc Sândalo.

      Excluir
  18. Oi dani é o vivat da eau de larc eu agradeço pela ajuda bjs

    ResponderExcluir
  19. Ta certo vou comprar pra ver se lembra pelo menos obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosa, antes de comprar, peça uma amostra para sua revendedora Natura. Vale a pena testar antes de comprar o frasco todo.

      Excluir
    2. Ta certo obrigada pela dica

      Excluir
  20. Hahaha AMEI seu post. Me identifiquei demais principalmente com esse abençoado shampoo floreal, que pra mim foram os únicos que verdadeiramente perfumavam nossos cabelos. Acho que tinha um de madressilva tb. Era uma linha grande! Parabéns, adorei rever as embalagens, que cansei de procurar e nunca achei. Que triste coisas tão boas deixarem de ser fabricadas, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fran, seja muito bem vinda! Também fico triste com produtos maravilhosos que são tirados de linha. Quem sabe um dia eles retornam. Abraços!

      Excluir
  21. Tinha tb o floreal de alfazema ,eu usava ele eo de maçã verde,chweguei a mandar um imail pra loreal perguntando anos atrás,me responderam dizendo q ele ainda existia,eu perguntei ,onde não souberam dizer...essa foto aí é de uma propaganda que ele tinha na França se não me engano tem no YouTube a propaganda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre!

      Excluir
  22. Cheirinho de nostalgia no ar!Quanto mais o tempo passa quanta coisa boa percebe-se que vai ficando para trás!E não volta.

    ResponderExcluir
  23. Olá, é muito triste pararem de fabricar tantas coisas boas, sinto falta do Eau de L'arc Ravena, do Tarot, do Innamorata maravilhoso, e podem achar ruim, mas eu amava o shampoo Vital Ervas, cheiros que marcaram muito minha vida. Parabéns, muito legal seu Post, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por comentar Elisa! Que Deus te abençoe!

      Excluir
    2. Elisa, eu cheguei a achar que estava louca rsrs
      Há anos procuro por qualquer sinal de vida desse Ravena. Vc também se lembra dele!! ♡

      Excluir
  24. Oi dani vc adorei seu post! Vc sabe me dizer que perfume hj em dia lembra o cheirinho do perfume eau de l'arc frasquinho verde, era da minha tia que faleceu, minha mãe ficou com o perfume mas com o passar do tempo evaporo, queria tanto sentir o cheirinho dela denovo!😔

    ResponderExcluir
  25. Oi dani vc adorei seu post! Vc sabe me dizer que perfume hj em dia lembra o cheirinho do perfume eau de l'arc frasquinho verde, era da minha tia que faleceu, minha mãe ficou com o perfume mas com o passar do tempo evaporo, queria tanto sentir o cheirinho dela denovo!😔

    ResponderExcluir
  26. Oi dani adorei seu post! Vc sabe me dizer que perfume hj em dia substitui o perfume eau de l'arc do vidrinho verde? Ou que lembre um pouco o cheiro? Era da minha tia que faleceu a 26 anos, minha mãe ficou com o perfume mas com o tempo evaporo, queria tanto sentir o cheirinho dela denovo! 😔

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada por comentar. Se você se refere ao Orvallie dá Natura, existe no mercado uma colônia refrescante da Avon chamada Chipre que lembra muito o antigo Orvallie. Vale a pena provar e é bem em conta. Espero ter ajudado!

      Excluir
  27. Eu usei o Larc in ciel musc da Natura e Lavanda pop do Boticário. Que saudade dessas fragrâncias! As perfumarias deveriam ter mais respeito com os seu consumidores e não descontinuar seus perfumes.

    ResponderExcluir
  28. Meninas, que coisa boa que é recordar esses cheiros maravilhosos. Amo o orvalle da natura, o shampoo da floreal e a linha botanica da natura tambem

    ResponderExcluir
  29. Minha mãe usava o Floreal de madressilva e até hoje eu procuro por esse cheiro! Era delicioso!!!!

    ResponderExcluir
  30. Oi meninas, durante um tempo procurei a lavanda sandálus da phebo , não nosso ver o nome sandalus que quero logo sentir, mas nenhuma Se comparam com aquela ,era a única que eu usava nos anos 80, que saudades.bjs. amei o papo de vcs.

    ResponderExcluir
  31. Ah amo também óleo de banho da Phytoervas e já não achava em lugar nenhum, mas achei no site e já comprei um monte. Os perfumes em óleo são os que mais penetram na pele, vale a pena no pós banho. Amo mesmo...

    ResponderExcluir
  32. Nossa parabéns pela linda matéria!! Que delicia eram esses shampoos da L'Oréal,( Floreal ) na mesma hora relembrei os aromas!! Muitas saudades ❤️

    ResponderExcluir
  33. Olá Dani! Cheguei aqui pela pesquisa do Floreal. O aroma desse shampoo me marcou tbm... estava na Internet a procurar se ai de são vendidos
    Gostei di seu blog ... vc já está no insta ?
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Solange, seja bem vinda. Sim, estou no Instagram @aromasdaniblog

      Muito obrigada por comentar, te espero lá 👍😉

      Excluir
  34. Ótima reportagem, recordar muitas das vezes faz um bem danado, obrigada.

    ResponderExcluir
  35. Maravilha. Tenho saudades de quase todos. Floreal tive oportunidade de comprar o meu. E o tarot foi o perfume q marcou meu início de namoro. Giovana marcou porq apresentei para minha mãe. Q hoje está no céu. Linda matéria. Parabéns.

    ResponderExcluir
  36. Podíamos fazer um apelo a L'Oréal pra ela voltar com o shampoo Florèal né ? Era maravilhoso e hoje em dia não existe nada parecido no mercado, eu amava o de pêssego, cereja e maçã verde e realmente dominava todo o ambiente, quanto mais passava mais o cheiro ia ficando no cabelo. Comecei a gostar de perfumes por causa dele.

    ResponderExcluir
  37. Devia voltar a fabricar o shampoo floreal: maçã verde, cereja e alfazema, eram maravilhosos. Não entendo porque as coisas boas acabam dessa forma.

    ResponderExcluir