AromasDani

AromasDani

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Lavando a alma - os diversos benefícios do Óleo Essencial de Lavanda

Durante as compras no supermercado,  quando visitamos os corredores dos produtos de higiene pessoal e limpeza doméstica, podemos observar uma grande variedade de itens com fragrância Lavanda. Obviamente que os diferentes cheiros apresentados não poderão ser comparados ao aroma original do Óleo Essencial da Lavanda. Mas o interessante de tudo isso é entender como os consumidores ainda associam a Lavanda a um elemento que transmite calma, conforto, aconchego, limpeza e carinho.

Mas como será que tudo isso começou? Vamos conhecer um pouco mais da história e dos benefícios do óleo essencial de Lavanda.


Em 1928, um químico frances chamado Maurice René de Gateffossé, sofreu um acidente em seu laboratório. Ele estava trabalhando em uma de suas destilações e teve seus braços seriamente queimados. Em meio ao pânico, imergiu-os em uma tina de Lavanda que até então pensava ser água. Notou que em poucos minutos sua dor havia passado e, dias mais tarde, já não tinha mais cicatrizes. Passou a explorar mais as propriedades curativas desses extratos, ao contrário de antes, que só os usava como perfumes para seus produtos e criações (fonte: Wikipedia).

O óleo essencial da lavanda (do latim "lavare", "lavar") já era utilizado pelos romanos para lavar roupa, tomar banho, aromatizar ambientes e como produto curativo (indicado para insônia, calmante, relaxante, dores, etc.). O óleo é obtido da destilação das flores, caules e folhas da espécie Lavandula officinalis. Entre várias substâncias, o óleo apresenta na sua composição o linalol e o acetato de linalila, que conferem a sua fragrância e, ainda, resina, saponina, taninos cumarinas
 (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lavanda).


Qual foi a minha experiência com o Óleo Essencial de Lavanda

Conheci o Óleo Essencial de Lavanda após assistir uma palestra da aromaterapeuta Sâmia Maluf. Resolvi comprá-lo e experimentá-lo. Em um primeiro momento achei o aroma bem diferente da referência que eu tinha, daquilo que eu imaginava que era "Lavanda". Inicialmente não consegui utilizá-lo sozinho no aromatizador e acabei misturando com os óleos essenciais de Laranja, Alecrim e Lemongrass. Com o passar do tempo, acabei me acostumando ao aroma e percebendo o efeito que ele  tinha sobre mim. 

Quando chegava em casa agitada depois de um dia atribulado, pingava algumas gotas no sabonete líquido e usava durante o banho. Ao término do banho já me sentia relaxada e preparada para o repouso.  Algumas vezes pingava uma gota em uma bolinha de algodão e colocava entre o travesseiro e a fronha. Dormia a noite inteira tranquila. Uma outra experiência que eu fiz foi aplicá-lo em um ponto inflamado (picada de inseto, pêlo encravado, etc). É incrível como a inflamação desaparece em poucas horas. O que realmente comprovou a eficiência do óleo essencial de Lavanda para mim foi aplicá-lo sobre pequenas queimaduras. Ele ajudou a recuperar a minha pele rapidamente, sem deixar aquelas manchas escurecidas.

Ele é tão suave que pode ser aplicado diretamente na pele sem diluição. Ele também baixa a pressão arterial, alivia problemas menstruais, náuseas, cólicas e vômitos. Esse é o óleo essencial ideal para carregar na bolsa e levá-lo sempre com você.


LAVANDA LINE - BY SAMIA


Água Perfumada de Lavanda

Informação:
higienização, cicatrização, queimaduras, insolação, regeneração.

Texto:
As propriedades do Óleo Essencial da Lavanda combinada com as propriedades dos extratos glicólicos, fazem da Água Perfumada de Lavanda um presente para a pele, atuando na higienização, cicatrização, queimaduras, insolação, regeneração.

Porque vai gostar:
Além dos efeitos físicos trabalha o psicológico na depressão, pânico, ansiedade, irritabilidade. Indicada para todos os tipos de pele.

Mais Informações:
Uso: Facial e Corporal

Uso em cabine: Como agente de higienização e auxiliar na retirada de resíduos de outros produtos.

Em casa: Borrife sobre a pele e retire o excesso com lenço de papel.



Hidratante Corporal e Facial de Lavanda


Informação:
Hidrata e desodoriza a pele.

Texto:
De rápida absorção, ideal para ter dentro da bolsa, hidrata e desodoriza a pele, deixando a com a sensação de banho tomado e de limpeza. Para todos os tipos de pele em especial para peles cansadas.

A Lavanda é um Óleo universal podendo ser aplicado até mesmo em Bebês, faça uma massagem no seu bebê e sinta os resultados, principalmente quando o Bebê tem problemas para dormir e muita agitação.

Em Bebês aplique uma pequena quantidade nas mãos deixe esquentar com a temperatura das suas mãos e aplique sobre a pele do Bebê, massageando lentamente

Porque vai gostar:
Experimente e verá.

Mais Informações:
Coloque nas mãos a quantidade que julgar necessária para aplicação, faça movimentos circulares com pouca pressão. 



Shower Gel Sabonete Líquido de Lavanda



Informação:
limpeza e nutrição da pele.

Texto:
Proporciona uma sensação agradável de limpeza e bem estar, a pele fica nutrida e com toque aveludado, suas propriedades são potencializadas com os extratos de camomila romana.

Porque vai gostar:
De toque suave, é um carinho a nossa pele.

Mais Informações:
Uso em cabine: aplicar uma pequena quantidade em gaze ou algodão umedecido. Retire com Gaze ou algodão.

Uso em casa: aplicar uma pequena quantidade nas mãos e lave o rosto como de costume.


Então vamos "lavar a alma" e aproveitar tudo de bom que a Lavanda tem para nos oferecer.


Um ótimo final de semana a todos, fiquem com Deus, com os anjos  e




Um cheiro do meu pé de Lavanda pra vocês (foto do meu jardim)





Nenhum comentário:

Postar um comentário