sexta-feira, 29 de março de 2013

LAGUNA - Arte através do olfato

Março de 1995, um domingo a tarde... Eu e mais 2 amigas (Débora e Elaine) combinamos de ir ao Teatro Gazeta, assistir O DIÁRIO DE UM MAGO, uma adaptação ao livro de Paulo Coelho.

No caminho eu e Elaine nos encontramos. Assim que ela chegou, ainda com os cabelos molhados, senti um perfume diferente no ar. Um aroma fresco, mais muito envolvente . Logo depois de cumprimentá-la, perguntei sem cerimônia:

- Nossa, que delícia de perfume. Qual é?
- Laguna, Salvador Dalí - ela respondeu

Encontramos a Débora, assistimos a peça. Se vocês me perguntarem como foi a peça, certamente responderei que não me lembro. Mas o perfume, esse sim, ficou na minha cabeça por vários dias.

Algum tempo depois minha irmã foi com um grupo de amigos para a Europa. De lá, ela me trouxe de presente uma linda caixa com 5 amostras da linha SALVADOR DALÍ, inclusive o fantástico LAGUNA. Um dos presente mais lindos que guardarei de recordação para sempre.



Laguna foi um dos meus perfumes favoritos até mais ou menos 1999. Ele me traz muitas lembranças alegres: a época da faculdade, o Show dos Rolling Stones (Voodoo Lounge- 1995), o Show do Jimmy Page & Robert Plant (1996)... Mas também traz lembranças tristes, doenças em família, momentos em que eu me sentia muito sozinha, triste.

A vida é assim mesmo, feita de momentos bons e ruins. Mas de alguma forma, todos contribuíram para sermos o que somos, certo?


Salvador e Gala Dali

Salvador Dalí foi um dos maiores pintores da história. Sua obra combinava imagens peculiares com uma excelente qualidade plástica, sendo reconhecido como uma das figuras máximas do movimento Surrealista. Mas Dalí não era apenas um pintor e se aventurou em diversas outras áreas artísticas.
A história dos perfumes Salvador Dalí começou com sua mulher, Gala Dalí, fã de perfumes e que ao longo de sua vida colecionou centenas de frascos que apresentava ao marido. Com a criação de seus perfumes Dalí conseguiu fazer com que sua arte chegasse ao olfato que era, para ele, o sentido que melhor transmite a sensação de imortalidade.
Salvador Dali e sua musa inspiradora Gala Dali




LAGUNA - SALVADOR DALI

Lançado em 1991, o perfume da marca Salvador Dali apresenta uma concepção moderna: um perfume refrescante e misterioso; com elegância e sedução que o torna ainda mais leve e dinâmico.

Destinado às aspirações das mulheres jovens, é um produto completamente Daliniano, envolvendo-as através de uma interessante sensibilidade olfativa.

Laguna é uma fragrância que sugere horizontes distantes, em longas viagens a destinos exóticos; um mergulho em uma lagoa de águas límpidas.

Floral refrescante, para a mulher jovem e moderna. 
Suas notas combinam limão, tangerina, ameixa, abacaxi, lírio-do-vale, rosa, íris, sândalo, âmbar, almíscar e baunilha.



Feliz Páscoa!  Aproveitem o feriado para relaxar.


Um cheiro pra vocês!







quarta-feira, 27 de março de 2013

O doce rastro de LOULOU

Era meu primeiro dia de trabalho naquela empresa de Consórcio. Um dia muito confuso, cheio de novidades. Havia a ansiedade de aprender rápido e  também a insegurança de desenvolver bem. Eram muitas pessoas, difícil guardar a fisionomia e principalmente o nome de todas elas.

Na parte da tarde pediram para que eu ajudasse na recepção da empresa. Deveria ajudar a recepcionista a receber os clientes e atender ao telefone. Achei interessante, pois pelo menos seria uma forma de me inteirar com os outros funcionários.

Foi quando ela surgiu. Uma mulher bem alta, com os cabelos lisos e longos, pele bem clara, olhar de superioridade. Uma postura auto-confiante e poderosa. Se não bastasse a estatura, ainda humilhava usado um super salto e não se incomodava com o barulho dos próprios passos. Era visível a atração dos homens e também a irritação das mulheres.  Mas o que mais me chamava atenção naquela "aparição" sem dúvida era o perfume. Que perfume era aquele???  Ela deixou um rastro doce, mas delicioso.

Quando ela foi embora em direção a alguma sala, a recepcionista que estava me treinando comentou:
- Essa daí é a secretária do Presidente da empresa. Metida... E esse perfume dela insuportável!!!

Notei um certo tom de inveja naquele comentário. Afinal de contas era uma mulher bonita e o perfume era sofisticado, diferente, inigualável. Aproveitei o comentário e perguntei:
- Você sabe que perfume é esse???
- Loulou da Cacharel - confirmou a recepcionista.

Infelizmente naquela época não havia INTERNET e se você desejava saber algo mais sobre determinado assunto você tinha que procurar... E muito! Consegui encontrar e comprar o Loulou (lá se foi grande parte do meu primeiro salário, rs), mas foi muito recentemente que conheci a história desse famoso perfume :






Indicado para mulheres sedutoras, sensuais e envolventes. Introduzido em 1987 pela Cacharel, o perfume Lou Lou Eau de Parfum Feminino é referido como uma fragrância floral. A Cacharel traz de volta a vida fascinante da lendária atriz Louise Brooks. Envolvente e provocadora ao mesmo tempo, Loulou nos encanta com sua frágil e intensa sensualidade. Somos cativados pelo encanto de sua liberdade de espírito e de sua misteriosa personalidade.  

Lou-Lou

Família Olfativa
: Oriental Floral (aldeídico), 1987
Gênero
: Feminino
Perfumista: Jean Guichard - Roure
Frasco: Annegrete Beier
Rastro: Intenso
Fixação: Ótima
Pirâmide Olfativa
:

  • Topo -Violeta, ameixa, bergamota, mace (película interna da noz moscada), angélica, íris, lírio, jasmim, anis estrelado, cassia ou canela da China.
  • Coração - Tiare, tuberosa, ylang ylang, jasmim, heliotrópio, flor de laranjeira, orris
  • Base - Fava tonka, baunilha, sândalo, cedro, almíscar, incenso.

Fonte: http://perfumesbighouse.blogspot.com.br/2010/07/loulou-by-cacharel.html



Quem foi Louise Brooks?



Mary Louise Brooks (Cherryvale, 14 de novembro de 1906Rochester, 8 de agosto de 1985) foi uma atriz, modelo e dançarina norte-americana.

Teve uma carreira breve em Hollywood, tendo participado de 24 filmes entre os anos 1925 e 1938. Sua imagem e atitudes permanecem, no entanto, como símbolos de uma época, e uma de suas características mais lembradas será sempre o corte de cabelo liso e curto, que lançou moda e tornou-se um ícone dos anos 20.

Em 1928, após o produtor B.P.Schulberg lhe negar um aumento, Louise deixa a Paramount e embarca rumo à Alemanha a convite do diretor G.W.Pabst para filmar o filme que viria a ser o seu maior sucesso: A Caixa de Pandora, onde ela interpreta Lulu, uma mulher sedutora, que hipnotiza e destrói todos os homens que se aproximam dela. Há quem diga que sua tumultuada vida amorosa teria lhe servido de inspiração para a personagem. De fato Louise teve muitos romances, sendo o mais famoso com Charles Chaplin.

Com poucos amigos, Louise teve uma vida reclusa, sofrendo por muitos anos de artrite deformante, e falecendo no dia 8 de agosto de 1985, aos 78 anos de idade, em Nova York.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Louise_Brooks



Se você não aprecia perfumes doces, eu sugiro que dê uma chance ao Loulou. Às vezes é necessário adoçar um pouco a vida, rs. Vale a pena tentar e, quem sabe, se encantar.

Fiquem com Deus e até a próxima!

Um cheiro pra vocês!



terça-feira, 26 de março de 2013

ARRIVEDERCI ROMA!

No início dos anos 90, perfume importado original não era para qualquer um. Além de caríssimos, não havia muita variedade no mercado brasileiro, tornando-os objeto de desejo.

Lembro-me que nessa época, meu irmão recebeu como premiação da empresa onde trabalhava uma viagem para conhecer ROMA e PARIS. Era primeira vez que alguém em casa viajava para o exterior. Todos ficamos muito empolgados. Aproveitei a oportunidade e pedi a ele que me trouxesse o CHANEL No 5, aquele perfume super famoso, eternizado por MARILYN MONROE quando ela declarou que dormia vestida somente com 2 gotas da fragrância.

Marilyn Monroe e seu Chanel n. 5

Eu imaginava que seria o perfume da minha vida. Deveria ser o máximo mesmo, afinal de contas, Marilyn Monroe era perfeita! Quando o meu irmão chegou da viagem, estava lá nas mãos dele o tão esperado CHANEL No 5 em uma linda sacolinha da Galeria Lafayette (Paris).  Com toda a ansiedade do mundo, abri o frasco para sentir o perfume e... nossa... que forte ele era!  Bem marcante mesmo. Agora entendi porque Marilyn dormia só com duas gotas, rs.

Vou ser sincera com vocês: não era o que eu esperava. Não estou julgando a qualidade do perfume, pois trata-se de um clássico imortal, o primeiro perfume da MAISON CHANEL, lançado em 1921 por Coco Chanel. Ela pretendia criar um perfume de aroma único e realmente conseguiu. Mas na verdade não era o tipo de fragrância que eu me identificava naquele momento.


Gabrielle Bonheur Chanel, mais conhecida como Coco Chanel, foi uma importante estilista francesa. 
Suas criações influenciaram a moda mundial. É a fundadora da empresa de vestuário Chanel S.A.


Chanel Nº 5

Notas

Fonte: http://pt.wikipedia.org/








Mas para minha surpresa, recebi do meu irmão um outro presente. Era uma amostra de um outro perfume, que ele comprou em ROMA para presentear sua esposa, minha cunhada.

Mesmo sendo uma amostra, a embalagem era muito interessante. A caixa era um tom de rosa antigo, com as letras gravadas em dourado. Dentro, o frasco lembrava uma coluna romana. Uma verdadeira obra de arte:






Quando abri e senti o aroma desse perfume, meu Deus, que delícia... Era algo que nunca havia sentido, um cheiro tão bom... 

Era forte, marcava presença, mas havia algo de sublime, delicado, algo que me deixava feliz. Eu queria aquele cheiro para mim



Roma

Família Olfativa: Oriental, 1988
Frasco: Peter Schmidt
Gênero: Feminino

Rastro: Moderado
Fixação: Ótima
Pirâmide Olfativa:
• Topo: cassis, bergamota, grapefruit, menta e jacinto;
• Coração: cravo, jasmim, lírio e rosas
• Base: âmbar, patchouli, sândalo, almíscar, civeta, baunilha, carvalho e mirra.
Fonte: http://perfumesbighouse.blogspot.com.br



E foi assim que ROMA reinou como meu perfume para ocasiões especiais durante muitos anos. No ano passado bateu uma saudade enorme e comecei uma busca desenfreada para comprá-lo novamente. Infelizmente não é fácil encontrá-lo aqui no BRASIL, pois sua importação foi cancelada há bastante tempo. Um colega de trabalho conseguiu encontrar para mim um único exemplar em uma loja de importados no Rio de Janeiro. E minha irmã que trabalha nos Estados Unidos, acabou comprando pela AMAZON e me trouxe um outro frasco quando veio ao Brasil.  

Estou economizando ao máximo e só uso em ocasiões que realmente justifiquem.

Se Marilyn tivesse conhecido o perfume ROMA, quem sabe teria um sono mais reparador e diminuísse a quantidade de calmantes. Aliás, quem sabe tivesse se apaixonado pela pessoa certa, rs. Brincadeirinha, claro!

Até a próxima, fiquem com Deus e
Um cheiro pra vocês!












domingo, 24 de março de 2013

Innamorata do Boticário: paixão inesquecível!

Continuando a viagem ao passado, hoje venho falar de um perfume apaixonante e que também marcou história na minha vida.

Aos 18 anos me apaixonei por um garoto. Sabe aquele início de namoro que você nunca sabe se está realmente namorando ou não? Aquela insegurança toda... Será que ele gosta de mim? Será que ele me considera sua namorada?  Preocupações que só nós mulheres temos, não é verdade?

No primeiro DIA DOS NAMORADOS (em 1991), eu ainda não tinha certeza de nada. Em todo o caso, resolvi comprar uma lembrancinha simples, pois se caso ele aparecesse com algum presente, eu não ficaria constrangida. Comprei 3 meias de inverno (que probreza!!! rs) só para garantir. Naquela época as coisas não eram tão fáceis.

Naquele ano, o Dia dos Namorados foi em uma quarta-feira e eu estudava à noite. Quando sai da escola, ele não estava lá. Fiquei triste, decepcionada, pois esperava que ele fosse pelo menos me dar um abraço. Fui embora para casa, andando, desolada, com mais dois amigos. De repente, lá no fim da rua, bem longe, vejo alguém vindo, correndo, agitado...
- Será que é ele? - disse aos meus amigos  E era!!!  Nossa, que felicidade!!! Ele veio!

Nas mãos ele trazia uma sacola e dentro havia um estojo do BOTICÁRIO. Na época, os estojos do BOTICÁRIO eram de madeira artesanal, lindíssimos. Alguns produtos também possuíam tampa em madeira.  O estojo era composto de um hidratante de mel com tampa de madeira, um shampoo de pêssego (maravilhoso) e o magnífico perfume INNAMORATA!

Este foi o estojo que eu ganhei e guardo comigo até hoje.
Infelizmente não guardei as embalagens dos produtos (me arrependo tanto!)


Pesquisando na rede e consegui achar algumas imagens de estojos daquela época:


Modelo de estojo de madeira do BOTICÁRIO (década de 80 e 90) 
Fonte: http://guardeisim.blogspot.com.br

Haviam também alguns estojos em lata.



Eu já tinha ouvido falar do perfume, algumas amigas da escola comentavam. Mas a partir daquele momento, ele passou a ter outro significado para mim. Era o meu primeiro presente do DIA DOS NAMORADOS. Cada vez que eu o usava, eu lembrava daquelas sensações: a alegria dele ter aparecido (mesmo que atrasado, rs), a surpresa de ter ganhado um presente lindo e, acima de tudo, a felicidade de estar apaixonada e saber que o sentimento era recíproco.

Innamorata de O Boticario uma fragrância feminina floral. Notas de saída: Flores brancas, Camomila, Narciso e Notas frutadas.  Notas de coração: Jasmin, Lírio-do-vale, Lírio e Tuberosa.
Notas de fundo: Sândalo e Almíscar 
Fonte: http://www.fragrantica.com.br/perfume/O-Boticario/Innamorata-7318.html                         


Por onde anda ele??? O namorado??? Ahhh, pra minha sorte, continuamos juntos até hoje! Tivemos um pequeno período de separação, mas voltamos e estamos aí, firmes e fortes!



Por onde anda o perfume?  Infelizmente foi tirado de linha. Já li algumas reclamações de consumidoras (inclusive no RECLAME AQUI) indignadas com a decisão da marca em descontinuar o produto.

Ainda bem que as lembranças ficam! O perfume saiu de linha, mas o amor e a lembrança continuam mais vivos do que nunca! Isso é o mais importante.

Fiquem com Deus, até a próxima e um cheiro pra vocês!












sábado, 23 de março de 2013

Máquina do tempo: aromas da infância e adolescência

Não sei se vocês já perceberam, mas muitos cheiros nos remetem a lembranças. Em questões de segundos, você revive aquela experiência como se fosse uma verdadeira viagem ao tempo... Para mim isso é realmente fantástico e é por isso que me interesso tanto pelo mundo dos aromas.  Nessa primeira postagem, vou falar um pouco de como tudo começou. Ainda pequena os aromas me despertavam a atenção...  Guardo em minha memória muitos cheiros interessantes (alguns até bastante estranhos, rs) que marcaram minha infância.

O primeiro deles com certeza foi o leite materno. Mamei no peito até os 3 anos de idade (coitada da minha mãe) e até hoje lembro do cheiro do leite... Tinha um toque de baunilha. Anos e anos mais tarde, em um curso de Aromaterapia descobri que a baunilha é um dos aromas mais populares e de grande aceitação, justamente porque inconscientemente lembra o leite materno.


Eu mamando aos 2 anos de idade

Um pouco mais tarde, com 4 anos aproximadamente, costumava viajar para o interior de Minas Gerais para visitar os meus avós. Naquela região, muitos habitantes locais fumavam "cigarro de palha". Talvez para algumas pessoas o cheiro é irritante, mas para mim existia algo interessante naquele aroma. Mesmo tão pequena sabia que fumar era um hábito péssimo, especialmente porque não havia fumantes na minha família e todos em casa condenavam. Mas confesso que adorava sentir o cheiro do cigarro de palha daqueles velhinhos que ficavam ali sentados na porta de casa, depois de um dia de trabalho.

Eu com 4 anos no interior de Minas Gerais. 
Detalhe do olho machucado depois de um tombo
(eu era tão quietinha, rs)


Lembrança dos velhinhos fumando o cigarro de palha

Já com 10 a 11 anos,  o cheiro mais delicioso que me encantava era de um SHAMPOO que a minha irmã usava da L'ORÉAL que chamava  FLOREAL. Haviam várias versões e, se eu não estou enganada, eram Pêssego, Laranja, Cereja e Maçã Verde. Quando ela acabava de tomar banho ficava um cheiro no banheiro maravilhoso.  Ela escondia o shampoo dentro do guarda-roupa, pois com certeza não queria que acabasse rápido, rs. Quando ela estava trabalhando durante o dia, eu ia lá escondida e roubava um pouquinho o shampoo, usava só no final da lavagem para ficar com aquele cheirinho maravilhoso. É uma pena não existir mais. Nunca mais achei nada parecido.

Apesar da foto estar péssima, encontrei um anúncio antigo com as 4 versões


Foi com 13 anos que passei a me interessar mais pelos perfumes industrializados. Desde que me conheço por gente minha mãe é revendedora AVON, mas sinceramente nunca curti os perfumes dessa marca. Nessa fase de início da adolescência, minha mãe passou também a ser consultora da Natura.  E aí sim alguns perfumes marcaram essa fase, especialmente o MUSC - EAU DE L'ARC  e o TAROT (seguem algumas imagens abaixo):

Um outro perfume que conheci nessa fase foi o ACQUA FRESCA de O BOTICÁRIO. Todas as meninas na escola usavam esse perfume e eu usava o da minha irmã, rs.



Mas quando finalmente cheguei aos 15 anos, conheci o perfume que mais usei em toda a minha vida até hoje. Só para vocês terem uma idéia, independentemente dos perfumes que fui trocando ao longo da minha vida, sempre tenho esse perfume comigo. Ele me acompanhou durante muitos momentos e foi minha marca registrada por muito tempo: o GIOVANNA BABY (versão rosa). As primeiras versões eram bem mais sofisticadas: embalagem de vidro, com tampa de madeira, um visual bem retrô que encantava todas as adolescentes da época (infelizmente não encontrei fotos dessa embalagem linda). O aroma combinava cheirinho de bebê mas com um toque mais marcante.  Eu usava de dia, de noite, pra ir na escola, pra sair com as amigas, enfim foi realmente meu perfume até aproximadamente meus 18 anos.  

Anúncio em revista da marca em 1997



Alguns estojos acompanhavam esse 
bichinho de pelúcia muito fofo. 
Eu cheguei a ganhar do meu namorado 
(aliás estamos juntos até hoje) e
 durante anos ficou sobre minha cama.

Embalagem atual da linha



Depois disso muitos outros perfumes foram aparecendo e me conquistando. Nas próximas postagens, vou continuar falando de como foram surgindo na minha vida, as lembranças que provocam e quais adquiri ultimamente.

Agradeço a atenção de todos, espero que tenham curtido essa postagem e, por favor, comentem OK?


Um cheiro pra vocês!